Blog

Comunidade Científica de Enfermagem

rss

Blog da Comunidade Científica de Enfermagem

A utilização de catéteres venosos centrais é uma prática extremamente frequente em algumas unidades, mais a nível intensivo e intermédio, mas também nas outras unidades surge esporadicamente.

Talvez por sermos algo sensíveis à memória rotineira da prática relativa aos catéteres periféricos, ou por sermos sistemáticamente confrontados com o reduzido tempo disponível para os cuidados, desvalorizamos alguns cuidados que são críticos na prevenção de infeção. O facto de não sermos confrontados com o resultado desta infeção também faz com que o problema não seja visualizado diretamente a as consequências não medidas. Hoje todos os utentes internados fazem antibióticos, são confrontados com várias outras infeções já diagnosticadas, e acabam por não manter o CVC por longos periodos de tempo.

Para actualizar e rever os conhecimentos relativamente às boas práticas sobre o manuseamento do CVC e dos seus acessos foi realizado este pequeno trabalho de revisão da norma da DGS e explicado um exemplo de utilização disponível aqui.

Todas as sugestões com opiniões e práticas de outros serviços são bem vindas para actualizar ou corrigir a informação aqui contida.



Comments are closed.